sábado, 19 de abril de 2025

SÁBADOS EM FAMÍLIA

Mais um "Sábados em Família" com lotação esgotada!

A partir do livro "Daqui ninguém passa!", a sessão reuniu famílias para refletir, de forma lúdica e participativa, sobre os valores democráticos e libertadores da Revolução dos Cravos. No final da leitura, os participantes deram asas à criatividade com a criação de bandas desenhadas inspiradas na temática.

Pela Contadora de Histórias Alexandra João Costa.
A partir do livro de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho











quinta-feira, 17 de abril de 2025

10 MAIO | SÁBADOS EM FAMÍLIA

Neste mês em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, iremos ouvir a história de um museu cheio de arte e cor e de uma menina que se deixa levar pelas emoções que cada obra lhe desperta.

Na oficina, as crianças e familiares serão convidadas a transformar emoções em movimento, através de um percurso sensorial por um museu imaginário, onde cada ilustração e cada corpo conta uma história.

Pela Contadora de Histórias Alexandra João Costa.
A partir do livro de Susan Verde.

Público: crianças dos 3 aos 10 anos de idade, acompanhados de um adulto.
Inscrição gratuita: bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt



quarta-feira, 2 de abril de 2025

2 DE ABRIL | DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Como é habitual, para assinalar este dia, a DGLAB disponibiliza um cartaz digital, este ano da autoria de Catarina Sobral, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 2024 com o livro Fantasmas, bananas e avestruzes.

O cartaz transmite a ideia subjacente à comemoração deste dia ao longo dos anos: que nos livros cabem todas as personagens, todos os leitores e todas as histórias que nos fazem sonhar e viajar.

Catarina Sobral é ilustradora e autora de conteúdos para a infância. Licenciada em Design e com um mestrado em Ilustração, trabalha também em direção de arte para teatro e cinema de animação. Tem uma vasta obra publicada, traduzida em vinte idiomas, e colabora regularmente com jornais e revistas. Venceu ainda o Prémio de Melhor Ilustração para o Livro Infantil do Festival da Amadora e o Prémio Autores da SPA com Achimpa (2013) e o Premio Internazionale d’Illustrazione da Feira do Livro Infantil de Bolonha com O Meu Avô (2014).